[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=nYoIV4lJw0I’]

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=9HCNy4HSdU

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=g8oe5atGI9I’]

 

Fonte: Youtube

 

Católicos celebram 300 anos de fé em Aparecida; G1 lança página especial

Do encontro nas águas do rio Paraíba aos milagres multiplicados, santa é o maior símbolo de fé do Brasil.


 

Católicos celebram 300 anos de fé em Nossa Senhora Aparecida (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)Católicos celebram 300 anos de fé em Nossa Senhora Aparecida (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

Católicos celebram 300 anos de fé em Nossa Senhora Aparecida (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

Em festa, Aparecida (SP) comemora em outubro os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, em 1717, aos milagres que se multiplicam entre os que acreditam no poder da fé, a Santa conquistou o Brasil.

Por isso, para celebrar os três séculos de Aparecida, o G1 vai publicar a partir desta segunda-feira (18), até o próximo dia 12, reportagens especiais sobre a Santa, milagres atribuídos a Ela e as demonstrações de devoção.

A programação da festa, com novena e shows, também fará parte da cobertura.

 

Aparecida

 

A imagem de 36 centímetros, de barro e argila, ocupa um nicho protegido no Santário Nacional – maior templo católico do mundo dedicado a Maria, que atraiu só no ano passado mais de 12 milhões de romeiros.

Aos pés da estátua negra, milhares de devotos fazem suas orações, preces e agradecem pela intercessão de Aparecida. São milagres,que, às vezes, nem a ciência explica.

Santuário Nacional de Aparecida  é o maior templo dedicado á Maria no mundo  (Foto: Carlos Santos/G1)Santuário Nacional de Aparecida  é o maior templo dedicado á Maria no mundo  (Foto: Carlos Santos/G1)

Santuário Nacional de Aparecida é o maior templo dedicado á Maria no mundo (Foto: Carlos Santos/G1)

 

Milagre

 

A primeira história de fé em Aparecida data do seu encontro por três pescadores. O primeiro milagre foi a pesca farta depois que as redes resgataram do rio as duas partes da imagem quebrada. A história da multiplicação dos peixes se espalhou e, nos anos seguintes, outras histórias ajudaram a confirmar a fama de santa milagrosa.

Para o pesquisador em cultura popular e professor da Universidade de Taubaté, José Felício Goussain Murade, Aparecida virou um ícone da fé do brasileiro porque a devoção à santa sempre esteve ligada à comunicação, além do encontro ter ocorrido em localização estratégica para economia do século 18.

“Aparecida, local onde a imagem foi achada, fica entre São Paulo e Rio de Janeiro. A região era ponto de parada das tropas que viajavam entre as cidades ou iam para Vila Rica [Ouro Preto. MG]. Os primeiros milagres de Aparecida eram propagados pelo boca a boca e assim difundidos”, explicou.

O especialista destacou também que a fé da realeza, do Brasil Imperial, reforçou a ‘publicidade’ à Virgem. “A princesa Isabel fez uma promessa à Aparecida, ela queria engravidar, dar um herdeiro ao trono, o que ocorreu. Com isso, a fama de Aparecida, como ‘milagreira’, foi reforçada”, explicou.

Imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Aparecida)Imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Aparecida)

Imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Aparecida)

 

Identificação

 

Para o padre Eduardo Ribeiro, prefeito de Igreja do Santuário Nacional, a simplicidade de Nossa Senhora, representada na imagem de Aparecida, gera uma identificação imediata.

“Ela é pequenina e, se você reparar, tem um leve sorriso nos lábios, parece que quer falar, que quer sorrir. Soma-se a isso o fato dela ser negra, uma cor muito presente no nosso povo, tem essa representatividade”, disse o religioso.

O antropólogo Jorge Cláudio, que atua na área de sociologia da religião, destaca que a figura materna de Nossa Senhora também é um fator que aproxima os fiéis. A mãe está ligada, para muitos, à família e à proteção.

“A mãe segura as pontas, então ter uma divindade materna é natural às pessoas, está ligado ao emocional”, relata.

Nicho onde fiéis rezam aos pés de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Carlos Santos/ G1)Nicho onde fiéis rezam aos pés de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Carlos Santos/ G1)

Nicho onde fiéis rezam aos pés de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Carlos Santos/ G1)

 Fonte: G1

 

Nossa Senhora Aparecida e as Divindades Femininas.

 

FAFÁ DE BELÉM

 

JOANA

Fonte: Youtube

 

Padroeira do Brasil, reverenciada por toda esta nação aos 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida representa uma das muitas faces da Mãe Divina a quem chamamos carinhosamente de Mãe Maria.

Mãe Maria tem utilizado ao longo das eras as divindades femininas, que se expressam através das deusas e das nossas senhoras, para revelar qualidades, aspectos, virtudes do divino-como poder, sabedoria, justiça, compaixão etc. – que cada povo, cada nação, cada pessoa precisa reconhecer, trabalhar e manifestar no mundo da matéria para superar todos os obstáculos que a vida apresenta a cada instante e seguir em frente na busca da felicidade.

Mas, se estas virtudes são visíveis em manifestações da Grande Mãe como as das deusas Gaia, Ísis, Afrodite, Atena, Kuan Yin e tantas outras, é na face das nossas senhoras que o mundo ocidental vê hoje refletida a virtude que engloba todas as virtudes, a essência da Mãe Divina – o amor incondicional.

É esse amor sem limites e sem condições que vemos revelados em nossa Senhora das Graças, de Lourdes, de Fátima e das muitas Virgens Negras das quais se destaca nossa bem amada Senhora de Aparecida.

Mãe Aparecida, a face da Mãe que nos idos de 1717 se mostrou aos brasileiros na forma de uma simples imagem de terracota enegrecida, cujos traços reproduzem os traços de todo o povo brasileiro.

Mãe Aparecida, conservada por alguns anos na casa de um humilde pescador e ali venerada pelos moradores próximos através de cânticos e orações.

Mãe Aparecida que pela fé dos humildes tornou-se conhecida de norte a sul, e pela vontade do povo tornou-se a padroeira do Brasil.

Mãe morena, de grossas tranças, de rosto ovalado em que se destacam um par de olhos amendoados e profundos que fixam o infinito e um penetrante sorriso que emana paz e serenidade; mãos em atitude de prece, que refletem o convite à oração, e os pés descalços que pousam nas nuvens sustentadas pelos anjos da Grande Mãe, a Mãe recoberta por um lindo manto azul de veludo e coroada por todos os brasileiros, seus filhos, como a padroeira do Brasil.

Que a força e o amor emanados por Mãe Aparecida, mola propulsora que vem impulsionando há anos nosso Povo, e preparando esta terra para ser o berço da nova era, continuem alimentando a todos nós, este solo sagrado, o Brasil, e todo o planeta Terra, e que a devoção e o amor do povo brasileiro à Senhora de Aparecida possam se revelar como amor incondicional a este planeta e a todas as formas de vida.

Amor e Luz.

Por Jane Ribeiro

Oração à Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil!
“Filhos desta amada terra é hora de despertar, é hora de abrir os olhos, todos vós e vosso amado Brasil.É hora de perceber e resgatar a imensa sabedoria de vossos antepassados, os habitantes primeiros desta terra sagrada, vossos irmãos os índios.Que em consciência com a sabedoria de vossos ancestrais todos vós possais se levantar, vislumbrando numa mesma sintonia a imensa força e poder de vossa Mãe Terra que se encontram concentrados neste pedaço do planeta, vosso amado Brasil.Levantai eis que o tempo de manter o gigante adormecido findou.Que ele, no seu despertar, possa acordar todos os seres de todos os reinos que nele habitam.A partir desse ponto, o Brasil, todos despertarão e se levantarão atendendo ao chamado de Deus-Pai-Mãe na Unidade maior com todos os reinos de Luz.Minhas bênçãos a todos vós.Eu Sou vossa Mãe a quem chamais Aparecida.”

Por Jane Ribeiro – Canalizada em 02/10/98.

Fonte: Anjo de Luz