Após o terremoto, mulheres usam berço para levar crianças para fora de um prédio, em Manhattan, Nova York. Foto: AFP 

Uma réplica de 4,2 graus na escala Richter sacudiu nesta noite a região da Virgínia, ao sul de Washington, horas após um terremoto que se sentiu em boa parte do litoral leste do país. Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), a réplica foi registrada pouco depois das 20h hora local (21h do horário de Brasília), e teve uma profundidade de 7,8 km.

A réplica ocorreu a 52 quilômetros ao leste-sudeste da cidade de Charlottesville, e 55 quilômetros ao nordeste de Richmond, capital da Virgínia. Não houve registros de danos nem feridos, além disso, os sismólogos acreditam que será difícil precisar a localização da falha porque o terremoto não causou rupturas na superfície. O USGS, com sede no Colorado, explicou em seu site que, desde pelo menos 1774, Virgínia sentiu “pequenos terremotos e sofreu danos de outros maiores mas pouco frequentes”.

O terremoto que causou maiores danos, com uma magnitude de 4,8 graus na escala Richter, ocorreu em 1875, “e outros menores que causaram pouco ou nenhum dano sucedem a cada ano ou dois”, indicou o USGS. O instituto revisou para baixo a intensidade do terremoto desta tarde de 5,9 para 5,8 graus na escala Richter, que foi sentido em boa parte da costa leste dos Estados Unidos e causou a evacuação de edifícios públicos e pontos turísticos em Washington.

Fonte: Terra