Casa própria: feirões podem ser boa oportunidade, mas é necessário ter cautela

A conquista da casa própria pode ser a realização de um sonho, mas também o início de um pesadelo, caso o consumidor não tome certos cuidados antes de fechar o negócio.

Uma boa oportunidade para comprar um imóvel são os feirões, que possibilitam ao consumidor ter contato com inúmeras ofertas em um só lugar, porém, é importante avaliar cada proposta.

De acordo com o presidente da Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), Marco Aurélio Luz, comprar um imóvel em feirão pode ser uma boa oportunidade desde que sejam oferecidas boas condições de preços e juros. “Além disso, é importante que o consumidor não se deixe levar por impulso, caso contrário, poderá ser induzido ao erro”, conta.

Luz ainda aconselha que o consumidor pesquisa as taxas que terá de arcar e compare em mais de um estande.

Escolha do imóvel
Nos feirões, o consumidor pode escolher se quer comprar um imóvel usado ou na planta e, para cada um deles, é necessário alguns cuidados específicos antes de fechar o negócio.

Na planta: quem decide comprar um imóvel na planta não deve deixar agir pelo impulso. Antes de fechar o negócio, é importante pequisar sobre a construtora, se há reclamações sobre atraso nas obras ou de qualidade do imóvel.

Segundo Luz, o consumidor pode pedir para a empresa o registro de incorporação, que dará a garantia de que o imóvel pode ser comercializado.

Usado: para os consumidores que desejam comprar um imóvel usado, o presidente da Amspa avisa que é importante visitar o imóvel e conversar com o vizinhos, com o objetivo de ver se a oferta e a localização do imóvel atendem suas necessidades.

Imóvel ocupado: pode acontecer de alguns imóveis que estão à venda no feirão estarem ocupados, o que pode gerar problemas posteriormente. O presidente da Amspa explica que, por isso, é importante visitar o imóvel. Assim, é possível ver se existem moradores e conversar com eles para saber se há algum processo na Justiça. “Se houver um processo, o atual morador pode ganhar e o consumidor terá o dinheiro devolvido, porém, depois da conclusão do processo”, finaliza.

Fonte: Yahoo