De acordo com uma pesquisa no site Numbeo, a Islândia é o quarto país com o custo de vida mais caro do mundo, perdendo apenas para Suíça, Noruega e Venezuela. Segundo o site, o custo de alimentos, transporte, restaurantes e amenidades é 2.14% mais alto do que em Nova Iorque. O custo de vida de todos os países membros da União Européia é mais baixo que na Islândia.

A pesquisa também revela que o poder de compra o poder de compra da maioria dos países europeus é maior que da Islândia, inclusive de país afetados gravemente pela crise financeira dos últimos anos, como Espanha e Itália.

Esses números me parecem corretos. O custo de vida aqui na Islândia é realmente muito alto enquanto ao mesmo tempo os salários são no geral menor es que nos outros país do norte da Europa. O custo de vida é especialmente alto se considerarmos o custo de bens de consumo como roupas e eletrônicos, que frequentemente chegam a custar o dobro ou triplo aqui do que em outros países europeus.

Esse custo de vida alto gera um fenômeno interessante de que islandeses só compram roupas, eletrônicos, etc, aqui na Islândia se for uma emergência e não der mesmo pra esperar até a próxima viagem internacional que fizerem. Da última vez que viajei com amigos islandeses, por exemplo, eles levaram apenas a roupa do corpo e nenhuma bagagem, para passar duas semanas nos EUA. Chegando lá compraram cada um duas malas e roupas para encher as duas.

Olhando pelo lado bom, quando se mora na Islândia, as suas férias são sempre boas, porque seja lá onde você for, é garantido que você vai achar o clima ótimo e os preços muito baratos! 😉

worldrank0

A Islândia, uma ilha pouco povoada no meio do Atlântico Norte, continua ocupando seu posto de país mais pacífico do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto para a Economia e Paz, uma organização sem fins lucrativos. O Brasil é o 103º colocado no ranking de 162 países.

O instituto divulgou seu Índice Global da Paz de 2015 nesta semana, que classifica países ao redor do mundo com base em fatores como nível de criminalidade, envolvimento em conflitos e grau de militarização.

Como era de se esperar, seis dos dez países mais pacíficos são da Europa, com Dinamarca e Áustria segurando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares.

“A Europa manteve sua posição como a região mais pacífica do mundo, sustentada por uma ausência de conflitos internos e externos”, aponta o relatório.

O quarto lugar é ocupado pela Nova Zelândia, seguida de Suíça, Finlândia, Canadá, Japão, Austrália e República Checa.

A Síria, devastada por uma guerra que já está no quinto ano, é a última colocada no ranking. O Iraque, outro país onde o grupo militante Estado Islâmico (EI) ocupa grandes faixas territoriais, é o segundo menos pacífico. Depois vem Afeganistão e Sudão do Sul.

Os Estados Unidos estão na metade inferior do índice. O ranking do país melhorou um pouco em relação ao ano anterior, passando de 101º para 94º.

Já o Brasil caiu 11 posições, ocupando o 103º colocado, atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa.

Fonte: Yahoo e Vida na Islândia