Em visita na manhã de 23 de Abril à Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, representantes do governo americano confirmaram a abertura de dois novos consulados no Brasil para facilitar a emissão de vistos para entrada nos Estados Unidos. As cidades contempladas foram Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

Para o ministro-conselheiro do governo americano, Todd Chapman, a medida é “positiva” e um dos “capítulos mais importantes da história diplomática entre Brasil e Estados Unidos”. No entanto, o representante americano disse que é preciso “muito tempo” para derrubar a exigência de visto para turistas brasileiros.

“Esse foi um tema de discussão entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff no último encontro deles em Washington recentemente. Estamos bastante interessados em continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir os requerimentos necessários para que, eventualmente, o Brasil chegue a participar desse processo de isenção de visto. Mas vai precisar de muito tempo, muita conversa, muitos acordos para facilitar essa possibilidade”, afirmou.

O ministro do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, fez um apelo para que os brasileiros visitem o país e variem seus destinos em território americano. “Quando as pessoas vêm aos Estados Unidos, queremos ter certeza de que elas tenham uma ótima experiência. Os brasileiros vão à Disney, a Nova York, mas queremos que essas pessoas visitem outras partes dos EUA. Temos lindas coisas para ver e queremos dividir isso com as pessoas do Brasil, do mesmo jeito que os americanos vêm para o Brasil conhecer o Rio de Janeiro, para pescar, para conhecer a Amazônia”, disse.

Os dois representantes norte-americanos acompanham a secretária de Estado do país, Hillary Clinton, em sua visita de dois dias ao Brasil. Ainda hoje, Hillary se reúne com empresários brasileiros e americanos para estreitar as relações entre os dois países.

onte: Isto É