“Não há equivalente para a mãe Natureza no seu pior”, admitiu Mitch Daniels, governador do Indiana, onde ontem se contavam já 14 vítimas mortais. As tempestades, que em várias zonas deram origem a tornados, fizeram outras 17 vítimas no Kentucky, três no Ohio e pelo menos uma no Alabama, segundo um balanço avançado pela CNN.
Ao todo, adianta a BBC, foram registados mais de 90 tornados, num total de “700 fenómenos meteorológicos intensos”.
As primeiras mortes foram noticiadas durante a tarde de ontem no estado do Indiana, atingido em simultâneo por vários tornados. A CNN revelou que a cidade de Henryville foi uma das mais atingidas, com bairros inteiros arrasados pelos fortes ventos, notícias de camiões e autocarros escolares lançados contra casas. A localidade vizinha de Marysville foi descrita como estando “totalmente destruída”.
Assim que se registou uma acalmia, as autoridades lançaram uma vasta operação para limpar estradas e encontrar sobreviventes entre os destroços, havendo informação de dezenas de pessoas desaparecidas, incluindo um rapaz de nove anos. A imprensa local noticiou que uma família de quatro pessoas foi encontrada morta em casa, no condado de Washington, e vários corpos foram localizados dentro de automóveis arrastados pelos tornados.
Mas houve pelo menos uma boa notícia para as equipas de resgate: uma menina de dois anos foi encontrada com vida num campo a sul de Henrysville após a passagem da tempestade, adiantou a BBC. Ninguém sabe como a criança foi parar sozinha ao local e o seu estado é considerado crítico, tendo sido transferida de helicóptero para um hospital de Louisville, a maior cidade do vizinho estado do Kentucky.
As tempestades – que atingiram boa parte do Midwest e se estenderam a partes dos estados do Alabama, Tennessee e Florida – ocorreram dias depois de uma outra frente meteorológica ter atingido uma região próxima, provocando 13 mortos.
Ao final da tarde de sexta-feira, perante o agravamento da situação, o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta de tornados para toda a região, avisando em particular para a intensidade dos ventos previstos para o Indiana. “Esta é uma situação extremamente perigosa… se estão no caminho deste tornado vão imediatamente para abrigos”, avisou o NWS. Para muitos, o alerta chegou tarde.
Os tornados são frequentes durante todo o ano no Centro e Sul dos Estados Unidos, mas a intensidade das tempestades registadas nesta semana é pouco habitual para a época – o pico dos tornados costuma ocorrer de Março a Maio no Sul e um pouco depois nos estados mais a norte.
Fonte: O Público (Portugal)






You have to Login