O número de mortos por causa das inundações registradas no sul das Filipinas já chegou pelo menos a 497, enquanto várias centenas continuam desaparecidos, informou a Cruz Vermelha local. Os trabalhos de resgate das pessoas desaparecidas se centram em aldeias das províncias de Iligan e Cagayan de Oro e nestas participam voluntários e soldados e funcionários da Defesa Civil.

A tempestade tropical Washi, que entrou na madrugada do sábado no arquipélago com fortes vendavais, causou graves inundações no sul das Filipinas por causa das fortes chuvas. As autoridades preveem que o número de vítimas fatais aumentará à medida que as operações de busca e resgate na região setentrional da ilha de Mindanao progridam.

Os especialistas das agências internacionais identificam a favelização como o principal fator do grande número de vítimas que os desastres naturais causam nas Filipinas, evidenciando o mal estado das infraestruturas. O desmatamento incontrolado também favorece as enchentes e deslizamentos de terra que são frequentes durante a estação chuvosa que no geral começa em maio e termina em novembro.

Fonte: Terra