Queridos Leitores,
Vamos conversar sobre um tema que muito assusta os brasileiros: o câncer.
Primeiro, todos devem saber que o câncer pode ser tratado, controlado e curado, e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a alimentação saudável, os exercícios físicos regulares e o controle de peso podem evitar cerca de 60% dos casos da doença, principalmente, na boca, faringe, laringe, útero e esôfago, além de 40% deles no cólon, estômago, reto e pâncreas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alimentação deve ser rica em frutas e fibras, e deve-se evitar bebida alcoólica.
Neste ano, o INCA já contabilizou 500 000 novos casos de câncer no País, sobretudo, em mulheres, sendo 114 000 deles só de pele, seguido dos de próstata, mama, cólon, reto e pulmão. Por outro lado, tem aumentado a incidência de casos no cólon e reto, em homens.
Já, nos Estados Unidos, estima-se que haja 1 400 000 casos de câncer por ano, notadamente, devido ao alto consumo de gorduras e à falta de antioxidantes, encontrados nas frutas vermelhas e uvas, por exemplo, pelo menos, em relação à mama, sistema linfático, fígado, esôfago, pulmão, bexiga, pele e cólon.
O tomate também pode ser um bom aliado na prevenção dos casos de câncer da próstata, mama, útero e pele, e a couve e couve-flor, evitando os tumores na boca, faringe, laringe, esôfago e estômago.
O câncer de pele é, na maior parte dos casos, causado pela exposição ao sol, bastante praticada pelos brasileiros e que também provoca rugas, sendo recomendado o uso diário de protetor solar com, no mínimo, fator 30. Os sinais que a pele dá, em caso da doença, são algumas pintas, caroços e manchas vermelhas que não somem em 15 dias.
No caso do câncer de próstata, não há sintomas, sendo recomendada, portanto, a realização de exames regularmente, a partir dos 45 anos de idade, como o toque retal e o PCA, que é um exame de sangue em que se mede a dosagem de determinada proteína. Além disso, sugere-se a prática de corrida.
Para o câncer de mama, propõe-se a realização de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, além de atenção para o caso de secreções ou feridas na pele. Também há maior probabilidade de desenvolver a doença quem já a teve e quem possui parentes com ela. Por outro lado, quem come brócolis, espinafre, couve, alface, alho, abóbora e nabo tem menos chance de desenvolvê-la.
Os principais fatores de risco do câncer de cólon e reto são o histórico familiar, idade acima de 50 anos, alimentação rica em gordura e carne e pobre em cálcio, sedentarismo, obesidade e inflamações na região e no intestino delgado. Também deve ser feito exame de colonoscopia a partir da idade citada.
O câncer de pulmão tem como principal determinante o tabagismo, ainda que passivo, e como sintomas a dificuldade de respirar, dor no peito, rouquidão, tosse contumaz e perda de peso. Também a chance da doença é maior no paciente com asma. O chá verde pode ser um bom aliado no combate a esse tipo de tumor.
Portanto, amigo, se quiser prevenir-se do câncer, coloque foco em sua alimentação. O consumo alto de gordura, sódio, encontrado em alimentos industrializados, e açúcares, ricos nas farinhas, além daquele, provoca diabetes, pressão alta, derrame, infarto e obesidade.
Uma dica legal é substituir alimentos pesados por mais leves, como o presunto pelo peito de peru e os queijos mais elaborados pela ricota. E, se precisa usar adoçante, dê preferência à stevia, que é feita de uma planta.
Além disso, é necessário manter o corpo hidratado, bebendo sempre água.
As gorduras, encontradas em margarinas, biscoitos, embutidos, sorvetes e salgadinhos, também podem provocar outras doenças, como depressão, aumento do colesterol ruim e males ao coração. Estima-se que haja cerca de 150 milhões de pessoas sofrendo atualmente de depressão no mundo. Assim, querido leitor, se você é uma delas, cuide de sua alimentação. Coloque nas refeições frutos secos e grãos, ricos em serotonina, aveia, cereais integrais, gema de ovo, leite, levedo de cerveja, fígado, banana, batata, atum e peixes em geral.
Já a ingestão de azeite de oliva e abacate auxiliam na manutenção do bom humor.
Então, um bom resumo de nomes dos alimentos que previnem o câncer são o brócolis, framboeza, feijão, nozes, alho e tomate
Outro aspecto que tem ocupado a atenção dos profissionais da saúde é o bem-estar durante e após o tratamento contra o câncer, tanto é que, na Faculdade de Medicina do ABC, foi instalado um ambulatório de reabilitação cosmiátrica, ou seja, que presta serviços que amenizam as alterações que o câncer pode causar na pele, unhas e cabelo, causando melhorias de cerca de 82,5% nos efeitos da doença. De fato, a radioterapia costuma deixar a pele mais fina e avermelhada, enquanto a quimioterapia pode causar manchas, descamação, acne e ressecamento, além de enfraquecer as unhas e fazer cair os pelos e cabelos. E não é raro que o paciente, abalando emocionalmente com a doença, deixe de cuidar de sua alimentação, exercícios físicos e aparência.
No caso do câncer de mama, se for o caso de retirada desta, a mastectomia, a reconstrução do seio deve ser imediata. Assim, o astral da paciente é outro logo após a cirurgia.
Amiga leitora, se esta for sua situação atual, não desanime e confira estas dicas: para o cabelo caindo, use perucas, próteses com cabelo natural e lenços e, após a quimio, use loções que estimulem o crescimento capilar; no caso de sobrancelhas caindo, use maquiagem definitiva ou design com henna; capriche na escolha de hidratantes para peles muito secas, use filtro solar contra as manchas da quimio e cremes específicos para a acne e estrias, e, contra a irritação da boca, use produtos para a mucosa.
E, não se esqueça da maquiagem, que pode ser uma grande aliada.
Fonte: Estadão
You have to Login