Queridos leitores,
Hoje vamos refletir sobre algumas pequenas atitudes que podemos ter para melhorar nossa relação com o meio ambiente. Vamos lá.
1) Economize água! Quando for tomar banho, escovar os dentes ou lavar a louça, a roupa ou o carro, experimente não deixar a torneira aberta direto.
2) Não descarte no ambiente as pilhas usadas: use as recarregáveis e junte-as para levá-las ao local de coleta mais próximo de sua casa.
3) Em casa, desligue as luzes dos cômodos onde ninguém estiver.
4) Dê preferência pelas leituras on-line, só imprimindo as folhas realmente necessárias, como cópias de contratos e outros documentos importantes.
5) Use transporte público e, para pequenos deslocamentos, vá a pé.
6) Use os descartáveis com moderação.
7) Substitua as sacolas plásticas pelas de material reciclado.
8 ) Só compre aquilo de que estiver precisando de verdade.
9) Doe aquilo de que não necessitar mais, mas esteja em bom estado.
10) Respeite os animais e plantas como seres vivos como você. Jamais os maltrate ou abandone.
Em 2000, 50% da população mundial viviam em cidades, ocupando só 2% da superfície total, mas já consumindo 75% dos recursos disponíveis no planeta. E, segundo o Worldwatch Institute, hoje, já consumimos 30% acima do volume de riquezas que a Terra consegue repor no ambiente.
Há anos a questão ambiental faz parte da agenda internacional. O marco inicial foi a conferência da ONU sobre o meio ambiente, a Eco-92, em 1992. Em 1997, foi assinado o Protocolo de Kioto, em que os signatários comprometeram-se a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.
No Brasil, foi editada a Lei 9605/98, sobre crimes ambientais, considerada um exemplo mundial.
Estima-se que cerca de 20% do PIB mundial são perdidos devido às mudanças climáticas, atribuídas à ação nefasta do homem, conforme o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que, em 2007, juntamente com Al Gore, recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Foi em 2009 que se detectou que o aquecimento global vem acirrando o processo de derretimento das geleiras do Ártico. Nesse mesmo ano, o Brasil manifestou reação à remessa de 1,5 tonelada de lixo pelo Reino Unido, devolvendo-a.
No ano passado, ocorreu a COP 10 da Biodiversidade no Japão, em que cerca de 200 países assinaram acordo sobre a proteção dos ecossitemas.
No ano que vem, vai ser realizada a Rio+20, novamente no Rio de Janeiro, em que os países tratarão de novo da questão ambiental.
Portanto, uma das saídas para a questão da proteção ao meio ambiente é a redução do consumo, ou seja, como sugerimos acima, só comprar o que for, de fato, necessário, usar o produto durante todo o tempo em que estiver em condições e, após, não esquecer o hábito de encaminhá-lo à reciclagem.
Uma boa iniciativa de respeito ao meio ambiente vem de São Paulo, onde os supermercados pretendem parar de fornecer sacolas plásticas para os clientes armazenarem sua compras. Com isso, deve-se poupar cerca de 2,4 milhões de sacolas por mês.
Autores: Equipe de Professores do Terra 2012
You have to Login