Olá, amigos do Terra 2012!

Sem dúvida alguma, viajar é um dos maiores presentes que podemos dar a nós mesmos. Assim, dentro de suas possibilidades, procure destinar o terço de seu salário, pago a título de abono de férias, à realização de alguma  viagem. E, mesmo se você é autônomo, pode adquirir um pacote de viagens parcelado e sem juros.

Assim, nossa dica de viagem, para inaugurar bem nossa coluna, é Portugal.

Portugal é um dos menores e dos 20 países com melhor qualidade de vida do mundo. Possui clima mediterrâneo e uma das temperaturas mais suaves da Europa, com média de 13 a 18 graus Celsius. Entre a vegetação típica, destacam-se as parreiras, castanheiros, oliveiras e pinhais. O País também é muito rico em produção cultural, como, por exemplo, na literatura, com Padre António Vieira, Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queirós e José Saramago, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Na música, há o folclore do vira, além do estilo próprio do Fado, com destaque para Amália Rodrigues e Os Madredeus. Os azulejos também são belíssimos. Na gastronomia, alguns destaques são o bacalhau, o azeite, a sardinha e as castanhas assadas, os pastéis de Belém, os enchidos e o leitão à Bairrada.  Lisboa, a Capital, é a maior e mais rica Cidade do País, mas há outras muito interessantes, além dos pequenos lugarejos, chamados “aldeias”. No Norte, há os castelos medievais, e, espalhadas pelo País, há as vinhas, como as do Alentejo e do Dão.

Anote algumas dicas de passeios na “Terrinha”

* passeio de barco em Aveiro;

*Açores,  arquipélago português com bastantes baleias, e Madeira, outro arquipélago, mas bem mais movimentado:

*Em Lisboa, faça seu próprio city tour em um “eléctrico” e visite a Torre de Belém (foto), a Sé, o Mosteiro dos Jerónimos, o Castelo de São Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, o Elevador de Santa Justa, o Bairro da Alfama, o Museu Nacional dos Coches, a Expo, que tem teleférico, e a Feira da Ladra;

*Na Serra da Estrela, veja e sinta a neve e coma o delicioso queijo da serra;

*Fátima, um dos maiores locais de peregrinação católica do mundo;

*Barcelos, terra do famoso “galinho”, souvenir típico de Portugal;

*Chaves, onde se encontra o presunto cru;

*Coimbra, a eterna Cidade Universitária, com suas “tascas”, para beber “um copo” de vinho da casa;

*As praias do Algarve, no Sul, Figueira da Foz e Nazaré; ainda no Algarve, próximo de Albufeira, visite o Castelo de Silves, do tempo da ocupação muçulmana;

*As Cidades Históricas de Braga, Óbidos e Sintra, que é perto de Lisboa;

*Alcobaça e o Mosteiro da Batalha;

*No Porto, há a Torre dos Clérigos, a Estação Ferroviária de São Bento, o Palácio da Bolsa, os passeios pelo rio Douro e, em Gaia, há as visitas às caves de vinho do Porto.  

Fonte: Revista Viagem e Turismo