Conheça os alimentos que são aliados da saúde do cérebro

Entenda como cada nutriente pode favorecer a função cerebral

Conheça os alimentos que são aliados da saúde do cérebro

Océrebro é um órgão de suma importância para o corpo humano e uma alimentação saudável é fundamental para mantê-lo em bom funcionamento. Da mesma forma, sabe-se que a alimentação equilibrada pode diminuir o risco de doenças que comprometem a qualidade de vida.

Para que o cérebro cumpra o seu papel, é indicado o consumo dos nutrientes corretos. Alguns alimentos apresentam uma concentração nutricional mais favorável ao órgão e, se consumidos de forma equilibrada, podem colaborar para funções como memória, concentração e sensação de bem-estar.

A nutricionista Beatriz Botequio, da Equilibrium Consultoria e consultora do Sabe Portal  recomenda os nutrientes que podem favorecer a função cerebral:

  1. Carboidratos: a principal fonte de energia para o cérebro é a glicose, obtida a partir do consumo de alimentos fontes de carboidrato como: pães, massas, cereais, frutas e hortaliças. Esse nutriente deve fazer parte de um cardápio equilibrado, e a sua exclusão da dieta pode trazer prejuízos à saúde.
  2. Ômega-3: é um ácido graxo poli-insaturado encontrado nos peixes, como sardinha, atum e salmão e na semente de linhaça. O ômega-3 está presente nas membranas das células e é fundamental para a função cerebral. A sua deficiência pode aumentar o risco para transtornos de déficit de atenção, demência e depressão, além de prejudicar a memória.
  3. Antioxidantes: os alimentos com ação antioxidante, ou seja, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, também são aliados do cérebro. Eles estão presentes nos óleos vegetais, vegetais verdes escuros, limão, laranja e frutas vermelhas.
  4. Probióticos e prebióticos: a importância do consumo de alimentos pro e prebióticos pode ser explicada pela estreita ligação entre o cérebro e o intestino. Esse tipo de nutriente melhora a saúde do intestino e promove benefícios ao funcionamento cerebral. Chicória, alcachofra, cereais, leite, mel e suplementos específicos são fontes de probióticos e prebióticos.
  5. Cafeína: substância presente no café e chá verde. A cafeína contribui para o aumento da concentração e do estado de alerta. Triptofano: este aminoácido essencial é precursor da serotonina, hormônio que regula o humor e melhora a sensação de bem-estar. O triptofano é encontrado no cacau, aveia, arroz integral, levedo de cerveja, castanhas e leguminosas.