TEMA DE HOJE: o Irã e a Coreia ameaçam o mundo com seus testes nucleares, contra os quais os Estados Unidos e outros países preparam reações. Você acredita que existe o risco de guerra entre ambos os grupos de países, podendo afetar o eixo da Terra e, consequentemente, toda a vida no planeta?
O Presidente do Irã, porém, nega a acusação, como lemos na notícia abaixo:
Ahmadinejad: acusações sobre bombas nucleares são dignas de riso
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, indicou nesta segunda-feira que as acusações sobre os supostos planos de seu país para construir bombas são dignas de riso e escondem a intenção de evitar o desenvolvimento de seu país.
“Dizem que nós estamos fazendo bombas. Todos sabem que estas palavras são uma piada, é algo para rir, para zombar”, disse Ahmadinejad durante a assinatura de acordos junto ao líder venezuelano, Hugo Chávez.
“Há uma verdade por trás de todas essas pretensões: é claro que eles têm medo de nosso desenvolvimento, de nosso avanço”, acrescentou. Ahmadinejad assinalou que Venezuela e Irã são os povos que resistem “à avareza dos prepotentes e arrogantes”, em alusão ao governo dos Estados Unidos.
“Eles não querem que nossa economia se desenvolva, não querem a eliminação da pobreza em nossos países, não querem nossa industrialização, nosso desenvolvimento”, avaliou o líder iraniano.
Ahmadinejad disse que os EUA veem na pobreza dos povos a chance de “impor sua vontade” para dominá-los e usurpar sua riqueza. “Nossos povos não irão renunciar a esse esforço. As colaborações de nossos dois países vão aprofundar-se até alcançar todos os objetivos com a ajuda de Deus”, afirmou.
Parte da comunidade internacional intensificou sua pressão sobre o Irã por sua recusa em colaborar em relação a seu programa nuclear. Os EUA e vários países europeus acreditam que o programa nuclear iraniano tem uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, algo que Teerã nega veementemente, assegurando que é um projeto exclusivamente civil e com fins pacíficos.
E o Presidente da Venezuela defende o Irã:
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saiu nesta segunda-feira em defesa do Irã diante das acusações de que Teerã estaria desenvolvendo energia nuclear com fins militaristas, e acusou os Estados Unidos de inventarem mentiras como o fim de invadir outros países.
“Acusam o Irã de estar desenvolvendo energia nuclear com fins militaristas, o que ninguém pode provar”, ressaltou Chávez em uma cerimônia junto a seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. “Isto é uma falsidade, assim como utilizaram a desculpa de armas de destruição em massa para fazer o que fizeram no Iraque, como utilizaram a desculpa da falsa agressão com bombas da aviação de Kadafi na Líbia”, alertou.
Chávez aludiu assim à preocupação expressada pela comunidade internacional, sob a liderança dos EUA, de que o programa nuclear iraniano teria uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, algo que Teerã nega veementemente.
O presidente venezuelano exigiu respeito à soberania de “todos os povos da Terra” e assegurou que os EUA são “a ameaça, e não hipotética, mas real, comprovada”.
Chávez citou como “outra das causas” para a permanente agressão americana as questões energéticas. “As reservas de petróleo do Irã são das maiores do mundo, assim como as da Venezuela. Somos dos grandes países produtores e exportadores de petróleo deste planeta”, acrescentou.
O líder venezuelano aproveitou para qualificar de “arbitrária” e “injustificada” a expulsão da cônsul venezuelana em Miami, Livia Acosta Noguera, e indicou que a diplomata se encontra no país desde dezembro.
“Esta é mais uma demonstração da prepotência do império ridículo. Avaliaremos com nossa Chancelaria a resposta que daremos a esse atropelo contra nosso povo, contra nosso país, contra nossa revolução”, declarou Chávez.
Fonte: Terra
DEIXE SUA OPINIÃO NO BLOG. PARTICIPE!
Equipe Terra 2012
You have to Login