As novas sanções ocidentais contra o Irã por seu controverso programa nuclear fazem com que as negociações internacionais sobre o tema sejam “mais difíceis”, declarou neste sábado o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.
“Elas fazem com que fique mais difícil negociar conosco”, declarou o presidente em entrevista ao canal público Jam. “Votam resoluções, impõem sanções, utilizam todas as ferramentas contra nós e querem que negociemos”, disse, referindo-se aos Estados Unidos e às potências ocidentais.
“Sempre dissemos que estamos dispostos a negociar e a cooperar. As negociações valem mais que a confrontação, mas parece que não têm a menor ideia e retornam sempre para a confrontação”, disse.
Na segunda-feira, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá adotaram novas sanções contra os setores bancário, petroleiro e petroquímico do Irã por seu programa nuclear.
A França propôs a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha “congelar os bens do banco central do Irã e interromper as compras de petróleo iraniano”.
Ahmadinejad afirmou que estas posições complicam as negociações com as grandes potências (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha).
Fonte: Terra
You have to Login