Segundo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), o desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino médio caiu em 2010, em comparação com 2009, sobretudo, em Português e Matemática. Levando-se em conta que SP é o Estado mais rico do País, caonclui-se que a situação também é preocupante nas demais Unidades da Federação (UFs), onde os investimentos são menores.

Por outro lado, as escolas particulares de São Paulo tiveram desempenho inferior ao das Escolas Técnicas (Etecs), o que reforça a ideia de sucesso destas, também se comparadas com as demais da rede pública.

Com o aumento em um ano da duração do ensino fundamental, faltam vagas diurnas nas escolas, levando mais estudantes a irem às aulas à noite, o que lhes reduz o rendimento escolar. Outros problemas do ensino atual são a evasão escolar, a ameaça das drogas e o bullying.

Também há o desemprego considerável na faixa etária dos 15 a 17 anos, levando os alunos a só estudarem, mas isto não está acarrentando melhor desempenho escolar.

Fonte: Saresp